Governo pretende oferecer 5 GB de armazenamento gratuito na cloud nacional para cada cidadão
O INFOSI anunciou, esta quarta-feira, 26, em Luanda, que pretende disponibilizar até 5 GB de armazenamento gratuito na cloud do Governo de Angola, numa estratégia que visa incentivar a adopção de serviços digitais nacionais e reforçar a soberania dos dados. A pretensão foi expressada pelo director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação […]
Nacional
27, Novembro de 2025

O INFOSI anunciou, esta quarta-feira, 26, em Luanda, que pretende disponibilizar até 5 GB de armazenamento gratuito na cloud do Governo de Angola, numa estratégia que visa incentivar a adopção de serviços digitais nacionais e reforçar a soberania dos dados.
A pretensão foi expressada pelo director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), André Pedro, durante o “Workshop sobre o Ecossistema dos Data Centers Nacionais e o Domínio .AO”, realizado sob o lema “Infra-estruturas que Interligam e Aceleram a Digitalização do País”.
Segundo André Pedro, a disponibilização de espaço gratuito na plataforma de computação em nuvem do Governo é um passo essencial para a nacionalização dos dados produzidos no país.
“Aquilo que pensamos fazer é garantir que cada angolano tenha no mínimo 5GB livres na cloud do Governo de Angola, é a outra forma de conseguirmos a soberania”, afirmou.
O responsável sublinhou ainda que a medida será implementada sem prejudicar investimentos privados, e que a intenção é que a cloud nacional seja igualmente terceirizada, tal como ocorreu com a distribuição dos domínios .AO, garantindo que operadores nacionais façam a gestão destes serviços, mantendo a oferta dos primeiros 5 GB gratuitos como obrigatória.
A cloud nacional integra mais de 80 serviços tecnológicos, construída sobre data centers estatais que permitirão armazenar, processar e disponibilizar dados no território nacional. Desenvolvida e gerida pelo INFOSI, a plataforma pretende assegurar maior controlo e segurança sobre a informação pública e privada.
O edifício que vai albergar esta infraestrutura está em construção no Camama, em Luanda, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026, segundo o MINTTICS. Instalado numa área de 860 m², o complexo inclui dois andares de data centers modulares pré-fabricados, concebidos para cumprir elevados padrões de eficiência e segurança operacional.
Fonte: Portal de TI
Publicações mais recentes
Placeholder text for title
Placeholder text
Placeholder text
Placeholder text for title
Placeholder text
Placeholder text
Placeholder text for title
Placeholder text
Placeholder text
Placeholder text for title
Placeholder text
Placeholder text
