A Starship, composta pelo estágio superior empilhado sobre o propulsor Super Heavy, descolou a partir das instalações da Starbase, no Texas. Após enviar o estágio superior ao espaço, o Super Heavy regressou para uma aterragem suave nas águas do Golfo do México, sete minutos após a descolagem, testando uma nova configuração do motor de aterragem antes de explodir.

A última missão, em Agosto, pôs fim a uma série de falhas registadas nos testes realizados no início do ano. Entretanto, o voo de segunda-feira repetiu o modelo do anterior, transportando um lote simulado de satélites Starlink, reacendendo brevemente os motores no espaço e testando novas placas do escudo térmico durante o regresso escaldante à Terra, antes de cair a oeste da Austrália.

O administrador interino da NASA, Sean Duffy, afirmou, no X, que a missão representou “mais um grande passo para pousar americanos no pólo sul da Lua”.

Nos próximos testes, a SpaceX pretende lançar um protótipo mais avançado da Starship, com actualizações estruturais e tecnológicas que permitirão missões de longa duração, e, entre as melhorias estão adaptadores de acoplamento e outras alterações cruciais para o reabastecimento orbital, um processo que envolve duas naves estelares a atracarem em órbita para transferirem centenas de toneladas de combustível super-arrefecido.

“O protótipo actualizado é realmente o veículo que poderá levar seres humanos à Lua e a Marte”, declarou Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, durante uma conferência em Paris, no mês passado. “É exactamente esse o objectivo que queremos alcançar.”

Shotwell adiantou que a nova versão da Starship deverá voar até ao final deste ano ou no início do próximo. O director executivo da empresa, Elon Musk, espera que uma missão de reabastecimento envolvendo duas naves estelares ocorra no próximo ano — uma meta que a NASA acredita poder concretizar ainda este ano.

O reabastecimento orbital é um dos principais objectivos de teste que a SpaceX precisa de cumprir antes de o foguetão estar apto para transportar astronautas até à superfície lunar, missão prevista para 2027.

Publicações mais recentes

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Inscreva-se e faça parte da nossa comunidade de entusiastas conectados e antenados.