A decisão, segundo o The Guardian, marca uma viragem na política dos Estados Unidos em relação ao sector e simboliza o fim da chamada “guerra contra as criptomoedas” conduzida pela administração Biden.

Num comunicado emitido pela Casa Branca, refere o site, pode ler-se que “o presidente Trump exerceu a sua autoridade constitucional ao emitir um perdão para o Sr. Zhao, que foi processado pelo governo Biden na sua guerra contra a criptomoeda. A guerra contra as criptomoedas acabou.”

Changpeng Zhao, conhecido pelas iniciais CZ, declarou-se culpado, no final de 2023, por não manter um programa eficaz de combate à lavagem de dinheiro, tendo abandonado o cargo de director executivo da Binance. A empresa aceitou pagar 4,3 mil milhões de dólares para resolver as acusações, e Zhao foi condenado a quatro meses de prisão.

O perdão representa uma vitória significativa para Zhao e para a Binance, após meses de especulação e intenso lobby. Para muitos analistas, a medida sinaliza uma mudança de postura da nova administração Trump face ao sector das criptomoedas, num momento em que o próprio ex-presidente e a sua família consolidam o seu império digital multibilionário.

Em reacção, um porta-voz da Binance afirmou: “Notícias incríveis do perdão de CZ hoje. Agradecemos ao presidente Trump pela sua liderança e pelo compromisso de tornar os EUA a capital mundial das criptomoedas.”

Durante uma troca com jornalistas, Trump minimizou as acusações contra Zhao, afirmando: “Muitas pessoas dizem que ele não era culpado de nada. Dizem que o que ele fez nem foi um crime. Que foi perseguido pelo governo Biden, então concedi-lhe o perdão a pedido de muitas pessoas muito boas.”

Fontes próximas revelaram que representantes da empresa de criptomoedas da família Trump chegaram a dialogar com a Binance sobre uma possível aquisição de participação no braço americano da plataforma. Zhao, porém, negou qualquer tentativa de negociação em troca de perdão, escrevendo no X: “Fato: não tive discussões sobre um acordo da Binance US com… bem, qualquer um. Nenhum criminoso se importaria com um perdão.”

A Binance, no entanto, desempenhou um papel relevante no crescimento da World Liberty Financial, empresa de criptomoedas pertencente à família Trump. No início do ano, a Binance recebeu uma transacção de dois mil milhões de dólares de um fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos, pago numa moeda digital criada pela World Liberty Financial – um movimento que reforçou a legitimidade e a rentabilidade do projecto cripto de Trump.

Publicações mais recentes

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Placeholder text for title

Placeholder text

Placeholder text

Inscreva-se e faça parte da nossa comunidade de entusiastas conectados e antenados.